R.O.A. (01) – Por: Evandro Junior. Obra: O Que é Teologia Bíblica? (Autor: James M. Hamilton, Jr.)

Sobre o resenhista:

Evandro Junior

Evandro Junior

Evandro Junior é Bacharel em Teologia pela Escola Teológica Charles Spurgeon (Fortaleza – Ceará) – onde também lecionou Introdução à Teologia Bíblica, Teologia Contemporânea e Histórica e História da Igreja. Mestrando em teologia pelo Instituto Aubrey Clark (SIBIMA). Trabalhou na plantação de uma Igreja Batista Reformada em Fortaleza, hoje é missionário em Portugal. Esposo de Ramone e pai de uma menina (Eva).

R.O.A. (01)

HAMILTON, Jr. James M. O que é teologia bíblica?: um guia para a história, o simbolismo e os modelos da Bíblia. São José dos Campos: FIel, 2016, 123 pp.

Resenhista: Evandro Junior

Traduzido do original: What is Biblical Theology: a guide to the Bible´s Story.

Copyright: 2014.

A obra pretende introduzir o leitor ao estudo da teologia bíblica e seus principais temas. James Hamilton é um importante professor de teologia bíblica do Southern Baptist Theological Seminary, seminário chefiado pelo Dr. Albert Mohler e com importantes professores: Thomas Schreiner, Michael Haykin etc.

 
A obra é bem didática, de fácil leitura e esclarecedora. Hamilton divide o livro em três partes principais. Na primeira parte (“A grande história da Bíblia”), o autor trabalho o conceito de “mistério” no entendimento dos autores da Bíblia, a narrativa destes autores e o enredo da história bíblica; nesta última, parece-me que Hamilton entende o “enredo” bíblico como a ‘promessa’ de Gn 3.15, fazendo um empréstimo das categorias de Walter Kaiser sobre ‘epangelia’. Isso é muito bom, embora ele não tenha deixado claro a sua fonte. Entretanto, aqueles que conhecem a sua obra sabem que Hamilton não se identifica nas famosas polarizações (i.e. aliancismo X dispensacionalismo), mas defende que o centro unificador das Escrituras é o tema “A salvação de Deus através do julgamento”. Uma abordagem muito interessante esboçada em seu livro “God’s Glory in Salvation through Judgment: A Biblical Theology”, mas que (infelizmente) ainda não foi traduzido para o português.

 
Na segunda parte (“O universo simbólico da Bíblia”), questões sobre o propósito dos símbolos no AT são explicadas, assim como sua ideia de “modelos” e “imaginário” dos autores da Bíblia. O capítulo 8 é importante nesta parte, pois Hamilton explica a sua ideia de tipologia como um personagem, evento ou instituição prospectiva, ou seja, não precisamos que uma passagem do NT repita um texto do AT para dizermos que há uma relação tipológica porque os tipos da Antiga Aliança já chamam para si esta autoridade que apontam para frente.

 
A última parte do livro é empolgante, pois é tratado o tema “A história de amor da Bíblia”. Nesta última parte, o autor fala sobre o seu entendimento de igreja. Aqui vale ressaltar pontos interessantes sobre o povo de Deus (e que concordo): a igreja nasce apenas a partir da Nova Aliança, ou seja, não existia igreja no AT; a igreja está sob as exigências da lei de Cristo, que é substancialmente diferente da lei mosaica, mas acidentalmente parecida; e a Nova Aliança é NOVA no sentido de OUTRA aliança, e não uma aliança meramente renovada.

 

Ao ensinar a matéria de Teologia Bíblica, indiquei para os meus alunos a obra de Carson – “Teologia Bíblica ou Teologia Sistemática?”. Porém, achei essa obra pequena muito indigesta para eles, pois Carson trabalha conceitos de diversidade no NT em James Dunn. Ou seja, a obra não era nada introdutória, mas esse livro do Hamilton eu indicaria sem vacilar (até mesmo com os “pés nas costas”), pela linguagem mais acessível aos iniciantes em Teologia.

 

 

Uma instigante amostra de suas declarações desafiadoras e de seu método pode ser observada no seguinte excerto da obra:

Percebo que o melhor modo de entender a interconexão da Bíblia é ler grandes pedaços numa só sentada. Em vez de ler a Bíblia por pedacinhos, por que não sentar e ler o quanto puder de Gênesis, de uma só vez (em um período só de tempo)? Entregue-se, de verdade, ao estudo da Bíblia. Tire uma semana e tente ler todo o Antigo Testamento do começo ao fim. Isso leva a semana inteira ou mais, mas você pode imaginar um jeito melhor de passar uma semana? (pp. 115,116)

 

 

Um livro cativante, cheio de piedade unida à boa teologia bíblica, além de esclarecedor. Recomendo fortemente aos seminaristas, pastores e professores de teologia!

Anúncios

2 comentários sobre “R.O.A. (01) – Por: Evandro Junior. Obra: O Que é Teologia Bíblica? (Autor: James M. Hamilton, Jr.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s