Resenha 47: Os Distintivos dos Batistas Regulares (AIBREB)

Os Distintivos dos Batistas Regulares

Autores: Mark A. Swedberg (relator); Almir Marcolino Tavares; Richard Matthews; José Bezerra, Filho

São Paulo: Editora Batista Regular, 2003, 56 pp.

© 2003 pela AIBREB.

Revisão Gramatical: Talita Rose Bauler.

 

Leitura realizada em 28/05/2013

Releitura: 29/12/2017

os-distintivos-dos-batistas-regulares

 

Este é um documento oficial dos batistas regulares. Trata-se de uma leitura obrigatória para todos os membros de igrejas batistas regulares, uma vez que é uma tentativa dos Batistas Regulares do Brasil escreverem uma miniconfissão da realidade do movimento. O próprio nome demonstra o aspecto central da obra: a separação (distinção). São 22 distintivos.

 

Há uma ênfase eminentemente eclesiológica: modo de governo, batismo, ceia, separação entre igreja e estado, separação eclesiástica. Cada distintivo apresenta um resumo da doutrina, com um breve histórico e apresenta as divergências / heresias a respeito daquela doutrina. Foi escrito sob uma perspectiva quádrupla: bíblico, representativo do movimento, acessível e prático-doutrinário. Termina com uma boa lista bibliográfica.

 

É interessante observar que os desdobramentos dos distintivos são mais intensos nas temáticas polêmicas e que fazem dos Batistas Regulares o que são: pneumatologia (afastamento do movimento carismático, com uma fundamentação cessacionista); eclesiologia (pois é a partir daí que os batistas se distinguem dos demais grupos), separação eclesiástica e escatologia (com destaque para o pré-milenismo e o arrebatamento pré-tribulacional).

 

Apesar de haver uma tentativa de negar a ênfase nos credos de outras denominações, somente a existência e o esforço para confeccionar um documento desta natureza já demonstra que há a necessidade de uma articulação doutrinária dos distintivos da denominação; sendo assim, a Bíblia é sistematizada de acordo com o que os líderes julgam ser a interpretação correta da mesma. Desta maneira, deve-se tomar cuidado ao criticar excessivamente a ênfase de algumas denominações em seus credos, pois à medida em que forem avançando no que Max Weber chama de rotinização, os batistas regulares também se valerão de seus “distintivos”.

A obra é muito boa naquilo que se propõe a oferecer ao movimento como um todo. A escrita é fluida, simples e teologicamente precisa. Repito que deveria ser lida por todos os batistas regulares e deveria ser atualizada (pelo menos é o que eu penso) nos quesitos divergências heréticas e/ou denominacionais, especificando o que se considera herético e o que se considera erro doutrinário; o documento poderia ser ampliado, abordando temáticas pertinentes à cultura, o movimento de secularização e relação com a Reforma Protestante.

 

Anúncios

3 comentários sobre “Resenha 47: Os Distintivos dos Batistas Regulares (AIBREB)

  1. Quando adolescente, comecei a me perguntar sobre o porquê de nós (batistas regulares) crermos em umas coisas, e em outras não. Os mais velhos não se interessavam em explicar, ou até mesmo não sabiam. Se eu tivesse em mãos esse material, teria sido muito útil. Passei alguns anos sem nenhum ensino sobre as confissões dos batistas, ou do próprio ensino calvinista, e de repente eu não sabia mais no que acreditar. Tive que correr sozinho atrás desse conhecimento, e confesso que foi depois de muita luta que aprendi verdadeiramente sobre aquilo que eu dizia crer através da leitura dos distintivos. Ótima resenha, pastor.

    Curtido por 1 pessoa

  2. o movimento Batista Regular tem se enfrequecido ao longo dos anos por não haver essa preocupação por parte dos lideres mais velhos em aprender realmente o significado de ser Batista.nossos jovens de hoje tem se misturado com outras culturas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s